sexta-feira, 11 de julho de 2014

DIVISÃO PARTINDO DO CONCRETO.

Bandejinha de aniversário
Feijões
Problematização

"Se você tem seis balas para dar para três amigos, com quantas balas vai ficar cada um?"

* Pedir para os alunos que dividam usando feijões e as bandejinhas.
* Perguntar:
Como resolver essa situação?
Qual é o resultado?
Poderia dar mais para um do que para outro?

" Se você tem sete balas para dar para três amigos, com quantas balas vai ficar cada um?"

* Pedir  que façam as divisões nas bandejinhas.
* Perguntar:
Como resolver essa situação?
Pode ficar mais para um do que para outro?
Qual é o resultado?

* Depois das divisões nas bandejinhas o que se espera é que os alunos possam concluir que a divisão deve acontecer de forma igual e o que não se dividiu é sobra.





Ps: Fazer varias divisões no concreto e ir registrando no caderno o que está fazendo e a professora vai fazendo as divisões no quadro para fixar os passos para todos.
Usar números maiores e maior número de bandejinhas pois como tudo é feito no concreto os alunos não se confundem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário