WEBQUEST
O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A Webquest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet.
Sua elaboração
É feita por um professor para ser solucionada por alunos reunidos em grupos.
Seus recursos
Também chamados de fontes, os recursos podem ser livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas da Web.
Tipos
Bernie Dodge define a Webquest em:
Curta: Leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e seu objetivo é a integração do conhecimento.
Longa: Leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos em sala de aula e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.
A Webquest é constituída de sete seções:
- Introdução - Determina a atividade, deve criar um cenário de desafio para o aluno.
- Tarefa - É a definição do que o aluno terá de executar para completar a atividade.
- Processo - Apresentar a proposta de trabalho aos alunos as regras devem ser poucas, possíveis de cumprir, ajustadas as condições da turma e claras. Tudo o que se espera e será avaliado no trabalho com WebQuests deve estar evidente desde o início: os registros, a distribuição das tarefas, atitudes de respeito e colaboração com a equipe, etc... Define a forma na qual a informação deverá ser organizada.
- Fonte de informação - Sugere os recursos: endereços de sites, páginas da Web, onde buscar as informações. (livro, vídeos etc).
- Avaliação - Esclarece como o aluno será avaliado.
- Conclusão - Resume os assuntos explorados na Webquest e os objetivos supostamente atingidos.
- Créditos - Informa as fontes de onde são retiradas as informações para montar a webquest, quando página da Web coloca-se o link, quando material físico coloca-se a referência bibliográfica. É também o espaço de agradecimento às pessoas ou instituições que tenham colaborado na elaboração.
Objetivos Educacionais
- O educador moderniza os modos de fazer educação (sincronizado com o nosso tempo/internet).
- Garante o acesso à informação autêntica e atualizada.
- Promove uma aprendizagem cooperativa.
Desenvolver habilidades cognitivas
“Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação, as WQs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos.”
- Favorece as habilidades do conhecer (o aprender a aprender).
- Oportuniza para que os professores de forma concreta se vejam como autores da sua obra e atuem como tal. (acessar, entender e transformar).
- Favorece o trabalho de autoria dos professores.
- Incentivar a criatividade dos professores e dos alunos que realizarão investigações com criatividade.
- Favorecer o compartilhamento dos saberes pedagógicos, pois é uma ferramenta aberta de cooperação e intercâmbio docente de acesso livre e gratuito.
Quem esta usando as WQs
Pelo seu aspecto pedagógico, dinâmico, amplo, informativo e investigativo, estimula:
- Professores, Mestres e Doutores das mais diversas áreas e seguimentos.
- Alunos.
Passos para elaboração de uma Webquest
Planejar
- Definir o tema
- Selecionar fontes de informação
- Delinear a tarefa
- Estruturar o processo
- Escrever a introdução
- Escrever a conclusão
- Inserir o conteúdo no gabarito
- Fazer os acertos finais
- Publicar a Webquest
Mais informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário