segunda-feira, 10 de junho de 2013

Projeto Cidadania



PROJETO CIDADANIA

ESCOLA: E.E.E. Médio Cyrino Luiz de Azevedo
TEMA: Cidadania - O que é ser cidadão?
OBJETIVOS:
Conhecer seus direitos e deveres como cidadão que faz parte de um país, de uma comunidade e de uma escola para participar ativamente da construção de seu próprio ambiente.
Objetivos específicos:
a) Entender o que é cidadania para exercê-la.


b) Percebesse como parte integrante da escola para exercer sua cidadania em prol de todos.
c) Conhecer seus direitos e deveres através do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
d) Valorizar sua escola  e contribuir para sua melhoria.
PÚBLICO ENVOLVIDO: 4º ano do ensino fundamental.
ABORDAGEM PEDAGÓGICA:
O trabalho proposto quer conscientizar os alunos que eles vivem em uma sociedade e que suas ações podem trazer consequências para a vida de outras pessoas.
MÍDIAS E TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS:
Laboratório de informática com computadores e internet, data show para apresentação de vídeo, livros dos alunos para realizar atividade.
ETAPAS/ AÇÕES:
 1º- Conversa informal com os alunos sobre o que sabem do tema em questão e quais são suas opiniões e dúvidas a serem sanadas.
O professor através do data show vai apresentar um vídeo ilustrativo sobre o tema para que os alunos entendam melhor o assunto.



2º- Os alunos formarão grupos de quatro para pesquisar na internet o que é “Ser cidadão” e que projetos são desenvolvidos em prol da cidadania pela sociedade.
3º- A professora vai sugerir um site para os alunos pesquisem os espaços onde a cidadania deve acontecer e de que forma. http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/herkenhoff/livro2/estado.html

4º- Os grupos vão pesquisar dicas de cidadania na escola através do site: http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/escola.htm
 Depois das pesquisas os grupos vão apresentar suas descobertas sobre “Ser     Cidadãopara o grande grupo e a tarefa proposta será construir um documento coletivo para ser entregue ao diretor da escola com as reivindicações dos alunos para melhorar o espaço escolar para que a escola seja realmente um lugar de cidadania.
5º- Os alunos vão pesquisar sobre direitos das crianças e adolescentes (ECA) e confeccionar cartazes e distribuir pela escola.
6º- Usando o site canal kids os alunos vão navegar pelos vários links e descobrir que cidadania é direito e dever de todos e para todos.
Depois das várias pesquisas a professora vai convidar os alunos a criarem uma maquete de uma cidade onde a cidadania fosse o objetivo principal. Cada aluno usando um sólido geométrico de cubo irá construir um prédio, casa, tec. que será unido a outro ou não. Os alunos vão colar numa folha grande e preencher os espaços do ambiente com o que eles acham que seja imprescindível para ter qualidade de vida e cidadania, expondo o trabalho na escola.
PERIODO DE REALIZAÇÃO:
+ ou – duas a três aulas.
              
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A Cidadania no Estado, no Município, no bairro - DHnet – Direitos. Disponível
em: www.dhnet.org.br/direitos/militantes/herkenhoff/livro2/estado.html‎. Acessado em: 17 maio 2013.

 CANAL KIDS - Cidadania - Gente Boa - Ser Cidadão. Disponível em:

www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/‎. Acessado em: 17 maio 2013.

CENTURIÓN, M.R. Porta Aberta: matemática, 4º ano.1.ed.São Paulo: FTD, 2011. p.18.

 ECA - Educar para Crescer. Disponível em: educarparacrescer.abril.com.br/ politica-publica/materias_295310.shtml‎. Acessado em: 17 maio 2013.

 O que é Cidadania? - YouTube. Disponível em: https://www.youtube. Com/ watch?v= Ar9HMYZIlDk. Acessado em: 17 maio 2013.

 

 Fotos da atividades realizadas durante o projeto:

 
Pesquisando sobre cidadania                                     














O projeto foi feito para que os alunos pudessem trabalhar sobre cidadania e participar do Programa Agrinho 2013, do SENAR-RS.Produzindo texto sobre o tema foram escolhidos três para participar da escolha final de um que representará a turma. 



  O que uma cidade precisa para que sua população possa viver e exercer a cidadania?
 A turma produziu uma maquete nos mínimos detalhes expressando sua opinião sobre cidade cidadã.






Construindo peças com cubos. 












           Montando módulos para a cidade.













Os grupos se juntaram para fazer duas cidades.











 
   Grupos concluindo as cidades e incluindo detalhes que tornam uma cidade cidadã, tais como: sinaleiras, lixeiras, faixas de segurança....








Cidade Violeta










                              Cidade City Ville






   
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário